Observações/Discussão

Vertente Agro-ecológica:

Os três exemplos de experiências deram-nos resultados diferentes para a mesma cultura.

No exterior, onde se verificam as maiores variações de temperatura, as cenouras tiveram um fraco desenvolvimento em relação aos restantes métodos controlados.

Numa estufa normal, o crescimento das plantas foi duas vezes maior do que no exterior.

Na terceira experiência, com armazenamento de calor, os resultados de crescimento são muito melhores do que qualquer um dos anteriores.

Vertente Tecnológica:

Constatou-se que quanto maior for o controle das variáveis (temperatura e humidade) através da instrumentação tecnológica melhor resultado da sementeira.

O método experimental de armazenamento de calor deu bons resultados com esta cultura pois no período nocturno a temperatura mínima não baixa tanto quanto nas outras situações estudadas e por isso o diferencial de dia/noite é menor.

Vertente social(Pessoas) – Interacção geracional:

Verificaram-se atitudes positivas e interessantes nas pessoas envolvidas: Trabalho em equipe, procura de novas soluções, espírito construtivo, a admiração mútua de conhecimentos, interesse/acompanhamento dos projectos e partilha de conhecimento são algumas das observações importantes sobre o comportamento dos grupos.

Foram recolhidos alguns depoimentos dos familiares dos jovens que suportam as observações anteriores.

Família do Tiago:

Sobre o Pai

“O projecto do meu filho é muito interessante, pois reúne agricultura e tecnologia. Começou por construir uma estufa e semeou cenouras dentro. Depois disso, ele também semeou cenouras ao ar livre. Depois, ele e seus colegas construíram um equipamento para medir a temperatura. Ele teve ajuda dos professores, já que ele ainda está no primeiro ano do seu curso e acho que esse projecto é bastante interessante porque ele pode melhorar os seus conhecimentos e suas competências nessa área.”

Família do Joaquim:

Sobre a Mãe

“Foi bom ter a ajuda da minha mãe para preparar o solo que me ensinou a colocar um pouco de nutrientes naturais para enriquecer o solo. Após essa etapa, aconselhou-me a semear de forma espaçada e bem distribuídas e com alguma paciência. Depois foi só esperar e observar o crescimento.”

Pai

“Eu ajudei o meu filho a construir a estufa, fizemos algumas medidas e com alguma dedicação, construímos a estrutura com sucesso. O resultado final foi bem sucedido.”

Família do Mickael:

Sobre a Avó

“A minha avó disse-me inicialmente que o projecto ia ser um fracasso, porque as sementes foram semeadas no Inverno e que iriam morrer devido à neve. Ela também me disse que para ter uma boa cultura, devemos escolher com cuidado o solo. Ela ajudou-me a escolher o solo, mas não tinha muita certeza de que eu pudesse desenvolver este projecto até ao fim. Depois ficou impressionada porque normalmente este tipo de actividades não me interessava. Pedi-lhe conselhos com alguma frequência e, em seguida, construí a estufa e ela ajudou-me a semear as cenouras. Ela disse-me para preparar o solo e depois de colocar as sementes regar um pouco e colocar um pouco mais terra ou areia sobre elas.”

Sobre a Mãe

“No início a minha mãe achava que eu não era capaz de me entusiasmar com este projecto. No entanto, ela também me deu alguns conselhos sobre o melhor local para colocar a estufa, que deve ser num lugar com exposição solar. Ela tem-me ajudado com o projecto principalmente na retirada de ervas daninhas e vai dando dicas sobre a melhor forma de acompanhar a sua evolução.”

Sobre o Pai

“O meu pai também estava relutante sobre o projecto e ele não acreditou inicialmente devido à minha experiência ser feita na varanda. Como ele tem alguns conhecimentos em jardinagem e agricultura, deu-me alguns conselhos sobre como semear e regar as cenouras. Disse-me para não semear muitos juntos, para que se possam desenvolver correctamente. Para regar as cenouras devemos fazer isso no caule e não em toda a planta, caso contrário irá dobrar. Além disso, devemos regar as plantas com pequenas quantidades de água, para que a sementeira não fique demasiado encharcada.”

Esta entrada foi publicada em Observações/Discussão. ligação permanente.

Comentar

