Conclusão

Conclusões do Ecossistema nas diferentes vertetes:

Agro-ecologia: Os resultados recolhidos das experiências até à data em curso revelam que o armazenamento de calor com pedras de argila permite a redução do diferencial térmico dia/noite e garante melhores resultados (resultados inesperados!) comparando com as restantes técnicas experimentadas.

Tecnologia: Neste capítulo o desafio de melhorar é constante. Podemos melhorar o isolamento térmico das estufas, a rega pode ser automatizada, e pode ser desenvolvida uma comunicação sem fio dos dados em tempo real da estaca de monitorização com uma estação central (computador de casa).

Pessoas: O testemunho das famílias e dos jovens foram extremamente positivos. A interacção entre a escola e os pais estreitou-se e tornou-se mais regular. O acompanhamento da experiência é tema frequente em casa e na escola. A evolução e a curiosidade da experiência despertou o interesse de outros jovens da turma.

Os resultados das nossas experiências suportam a nossa hipótese inicial. Nós acreditamos que os resultados obtidos nas três vertentes do ecossistema contribuem para minimização do problema/questão proposta no início deste trabalho. Fazemos a seguir uma análise final com uma abordagem em duas partes.

 Na primeira parte está a génese deste trabalho onde se constata um problema de enquadramento social centrado num contexto geracional onde se observa e analisa comportamentos e se tenta contribuir com soluções. A segunda parte surge com a implementação da experiência prática proposta, e os procedimentos experimentais que ganharam grande relevo e fizeram com que os intervenientes focassem o seu interesse na sua evolução.

Deste modo, a questão principal – a separação geracional causada por diferentes interesses – dá sinais de começar a ser superada pelos intervenientes, que sem se estarem directamente a aperceber, são impulsionados pelo entusiasmo da experiência prática a unir esforços e a trocar experiências.

 Como efeito secundário, mas não menos importante, acabámos por obter alguns resultados inesperados das experiências realizadas com a solução proposta por um dos grupos que fez parte do ensaio e que permitia o armazenamento de parte da energia térmica do dia e a sua dissipação durante a noite, reduzindo assim o diferencial térmico criando melhores condições para a cultura experimentada.

A consciencialização que se obtêm de ambos os lados (jovens e familiares) para os diferentes temas(agricultura da parte dos jovens e tecnologia nos familiares) permite-nos concluir que o ecossistema ATP funciona. Achámos ainda, que pode evoluir através de um caminho que tem de ser percorrido por ambas as partes(provou-se com esta pequena experiência que se podem encontrar interesses comuns) e que pode contribuir para a diminuição do afastamento geracional e para uma descoberta gradual pelas gerações mais novas do mundo rural como parte da solução para minimizar os actuais problemas sociais e económicos.

O empenho que tivemos a realizar este trabalho e os resultados obtidos entusiasmou-nos para continuar o este projecto no futuro. Vamos tentar dar escala ao ecossistema ATP colocando toda a informação e relatos obtidos online e todos os projectos tecnológicos no modo “open source” abertos à consulta e desenvolvimento principalmente por parte de jovens estudantes nosso colegas e de outras escolas que queiram participar.

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